A Microsoft disponibilizou uma versão muito mais completa e estável do Windows 7: a Release Candidate (RC), que é uma fase bastante avançada de testes, indicando que o produto está quase pronto. A diferença entre esta versão e a versão final do produto são pequenas correções de bugs.
A instalação do Windows 7 é bem simples e rápida: em um computador moderno (processador Intel Quad-core, 4GB de memória RAM e disco rígido de 7.200 rpm), o processo todo levou menos de 15 minutos.
O Paint do Windows 7 tornou-se um programa muito mais completo doque a versão do antecessor Windows Vista.
O WordPad agora é um programa muito mais poderoso...
Esta é a tela de inicialização do Windows Media Center. No Windows 7, ele permite que você assista vídeos, reproduza DVD, assista e grave programas de TV, ouça rádio, entre outras funções.
O Painel de Controle está mais completo, com mais ícones, embora você não precise utilizá-lo, pois a busca integrada do Windows 7 faz isso por você.
Com a busca integrada, basta você começar a digitar uma palavra, e o Windows 7 mostrará instantaneamente todas as opções encontradas. Na imagem acima à esquerda, ao digitar "UAC", aparece a opção de configuração dele. O mesmo acontece com "aero", que permite que você altere o tema do Windows e até corrija problema com a transparência do Windows. Você quer alterar alguma opção de economia de energia? Basta começar a digitar a palavra "energia", e mesmo antes de formar a palavra, você tem seis opções à sua disposição. O exemplo final é o Controle dos Pais, facilmente encontrado ao começar a digitar a palavra "pais".
Você pode configurar individualmente se o ícone e as notificações dos programas aparecerão ou não na barra de tarefas. Isso permite que você não seja mais incomodado com avisos e balões de notificação dos programas.
Internet Explorer 8 e Windows Media Player 12 Assistir um vídeo no Windows Media Player 12 ficou muito mais rápido e eficiente: além dele carregar uma versão mais simples do programa (permitindo que a execução do vídeo seja imediata), o WMP12 permite que você assista vídeos avi (xvid), mov, mp4, entre outros, sem necessidade de instalar codecs de terceiros.
Você não quer o IE8 ou o WMP12 no seu Windows 7? Sem problema: você pode desinstalá-los. Ao contrário do Windows Vista, o Windows 7 permite a desinstalação de muitos produtos que vêm com o sistema operacional.
Você pode rodar programas que não foram desenvolvidos para o Windows 7, como por exemplo o Live Mail e o Live Messenger. É importante lembrar que o Windows 7 não vem com nenhum programa de leitura de e-mails.
Enfim uma das maiores reclamações dos usuários do Windows Vista torna-se algo do passado: o UAC (Controle de Conta do Usuário) agora é configurável, e muito menos intrusivo (e irritante) do que no Windows Vista.
Uma dessas ferramentas é o excelente Monitor de Recursos, que mostra em tempo real tudo que está acontecendo com o processador, memória RAM, disco rígido e rede no seu computador. No módulo de rede, por exemplo, você pode saber quais programas estão acessando a internet. O monitoramento de memória RAM agora mostra informações mais detalhadas, caso você queira se aprofundar na análise de consumo de memória do seu micro.
Muitos periféricos instalados no Windows 7 (impressoras, teclados, celulares, webcam..) têm as suas próprias imagens como ícone.
O Windows 7 vem com o DirectX 11 e se a sua placa de vídeo tiver um driver específico para o Windows 7 (WDDM 1.1 ou superior), você economizará memória RAM e poderá trabalhar mais rápido. O Windows 7 utiliza um sistema gráfico diferente do utilizado no Windows Vista, economizando memória RAM e utilizando o processamento da placa de vídeo.


