Festival de Cannes começa nesta quarta-feira 13.05.09,com exibição de animação da Pixar

Mostra Competitiva – Se na abertura Cannes aponta novidade, na mostra competitiva o festival traz vários nomes tradicionais e de peso do cinema autoral mundial, especialmente da Europa e Ásia. Da casa, leva a principal esperança francesa de repetir o feito obtido em 2008 com "Entre os Muros da Escola" e levar a Palma de Ouro o experiente Alain Resnais, 86, que já recebeu o prêmio máximo em Cannes com "Meu Tio da América" (1980). Resnais exibe "Les Herbes Folles".Estão também na disputa outra turma de cineastas já consagrados, mas, pelo menos, uma geração mais novos do que Resnais. Um deles é o espanhol Pedro Almodóvar, 50, que traz "Los Abrazos Rotos", mais uma parceria com uma de suas musas, a também espanhola Penélope Cruz, atriz premiada no Oscar 2009.Também da Espanha aparece Isabel Coixet, 49, diretora que foi produzida por Almodóvar em "Minha Vida Sem Mim"(2003) e que trabalhou com Penélope Cruz no recente "Fatal" (2008). Coixet exibe "Map of the Sounds of Tokyo", que tem sua trama, como o título indica, no Japão.
O austríaco Michael Haneke, que já levou o prêmio de melhor filme em Cannes por "O Pianista" (2001), faz a première de "Das Weiße Band", filme falado em alemão e rodado em preto e branco. Ainda da Europa, o inglês Ken Loach, vencedor da Palma de Ouro em 2006 por "Ventos da Liberdade", estreia "Looking for Eric", comédia sobre um homem que recebe conselhos do problemático jogador Eric Cantona. Encerra a lista de destaques europeus o dinamarquês Lars Von Trier ("Dançando no Escuro"), com seu primeiro filme de terror, "Antichrist", com Charlotte Gainsbourg .Ainda na mostra competitiva, os nomes não-europeus que mais ganham destaque são o cineasta nascido em Taiwan, Ang Lee, e o norte-americano Quentin Tarantino. Lee mostra a comédia musical "Taking Woodstock". Já Tarantino estreia o seu filme de guerra "Inglourious Basterds", com Brad Pitt no elenco.Fora da mostra competitiva, devem ganhar destaque "Tetro", novo filme de Francis Ford Coppolla rodado na Argentina, e "The Imaginarium of dr. Parnassus", de Terry Gilliam, último filme com participação do ator australiano Heath Ledger, morto em 2008.
O Brasil este ano está fora da disputa principal, mas aparece com dois longas e vários curtas. "No Meu Lugar", do estreante Eduardo Valente, ganha exibição especial e "À Deriva", de Heitor Dhalia (O Cheiro do Ralo), disputa entre os indicados da mostra "Um Certo Olhar".


