Informática: AMD completa 40 anos


AMD, a outra companhia de chips, fez 40 anos na sexta-feira. O azarão magrelo frente à anabolizada Intel não está muito bem das pernas hoje em dia, mas em um ponto recente da história a empresa esteva de fato batendo a Intel em termos de inovação.

A AMD tentou matar o mito dos megahertz antes da Intel. Durante o tempo do Pentium 4, a Intel manteve-se forçando velocidades de clock cada vez mais altas, antes de bater no muro e desistir da arquitetura Prescott. A mensagem era clara: "quanto mais megahertz melhor". Os chips Athlon, da competidora AMD, apesar de um clock menor, por vezes batiam seus rivais Intel. Ironicamente, a AMD foi a primeira a chegar a 1Ghz.

Obviamente, entretanto, a liderança de performance da AMD não durou pra sempre. AMD à frente da Intel em computadores mainstream 64-bit. E nós não estamos só falando dos processadores Opteron e Ahtlon 64. A AMD na verdade criou a especificação X86-64, que a Intel acabou adotando e licenciando - os padrões da AMD são usados nos processadores 64 bit da Intel até hoje.

AMD foi a primeira a levar em conta eficiência de energia na hora de fazer processadores. Ok, isso é a extensão do primeiro ponto, mas durante a corrida frenética dos Pentium 4, os processadores da AMD usavam consistentemente menos energia que os da Intel. A revelação de performance por watt não foi começar até o Pentium M (que era, na real, uma adaptação da arquitetura P6), que ditou o tom da Intel no seu sucessor, a linha Core de chips.

A AMD teve um controlador de memória integrado ao processador antes da Intel. Anos antes, reduzindo a latência de memória. O primeiro chip da Intel a usar o controlador de memória integrado foi o Core i7 - antes, o controlador de memória era separado do processador. (Aqui a Intel dá seus motivos.) Aahh... Athlon XP e o Ahtlon 64... Eles representavam os anos dourados, de competição acirrada, quando a AMD na verdade estava um nariz à frente da Intel. Eu tenho alguma saudade deles - em uma determinada hora, todos os computadores montados na minha casa tinham processadores AMD. Eu me sentia como um rebelde - um rebelde com computadores mais rápidos e baratos. Infelizmente, eu não uso chips AMD mais.

A Intel conseguiu a virada, e voltou com força. Mas há esperança de uma nova virada, e mais 40 anos?


Fonte:
Gizmodo e GameVicio

..:: Copyright © 2009 Anjodivx - Todos os direitos reservados. ::..

Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria internet, somente indicamos onde se encontra, não hospedamos nenhum dos arquivos aqui encontrados que seja de distribuição ilegal. Qualquer arquivo protegido por algum tipo de lei deve permanecer, no máximo, 24 horas em seu computador. Eles podem ser baixados apenas para teste, devendo o usuário apagá-lo ou comprá-lo após 24 horas. A aquisição desses arquivos pela internet é de única e exclusiva responsabilidade do usuário. Os donos, webmasters e qualquer outra pessoa que tenha relacionamento com a produção do site não tem responsabilidade alguma sobre os arquivos que o usuário venha a baixar e para que irá utilizá-los.